quinta-feira, 5 de junho de 2008

Será que é perda de tempo?

Eu tô atrasado? Tem balada no final de semana? A tia Maria vem almoçar aqui em casa hoje? Tem defesa de monografia daqui 10 dias? Que horas que passa o ônibus? Chegou a encomenda? Quantas gramas? Pode ser mussarela? Tem que ligar pro técnico. Tá, vamo. Você me avisa por e-mail? Esse eu já li. Eu apoio a greve dos servidores públicos.

O neurótico, tem plena consciência do seu problema e, muitas vezes, sente-se impotente para modificá-lo.
Exemplos:
1 - Diante de um compromisso social a pessoa neurótica reage com muita ansiedade, mais que a maioria das pessoas submetidas à mesma situação (desproporcional). Diante desse mesmo compromisso social a pessoa começa a ficar muito ansiosa uma semana antes (muito duradoura) ou, finalmente, a pessoa fica ansiosa só de imaginar que terá um compromisso social (sem causa aparente).
2 - Num determinado ambiente (ônibus, elevador, avião, em meio a multidão, etc) a pessoa neurótica começa a passar mal, achando que vai acontecer alguma coisa (desproporcional). Ou começa a passar mal só de saber que terá de enfrentar a tal situação (sem causa aparente).

Será que a gente vai casar? Você acha que eu devo comprar uma mochila nova? Eu não gosto do vendedor daquela loja. Eu tava precisando me relacionar sexualmente falando... Sexta-feira, então? Dá tempo?

Nenhum comentário: